quinta-feira, 22 de julho de 2010

TOP TOP Tour 2014


TOP TOP TOUR 2014


“ Deu no New York Times” que a prefeitura da cidade de San Francisco inventou uma maneira nova para ATRAIR turistas. A idéia é fazer um “CITY TOUR REALISTA” pelas áreas pobres, voltado ao visitante que deseja “ SENTIR NA PELE” como vive um morador de um bairro popular.

Se os americanos podem lucrar com o turista em busca de emoções fortes... São Paulo, uma cidade com espírito empreendedor, NÃO pode ficar fora dessa! Vamos aproveitar esse filão capitalista e lançar o “ TOP TOP TOUR ”! Deixe-me explicar melhor. Atrairemos gente cansada de levar uma vida entediada em países ricos e organizados, para vivenciar uma viagem cheia de aventuras bem aqui! o slogan da campanha será: “CHEGA DE TÉDIO, viva emoções inesquecíveis!”

Antevendo uma grande procura na copa 2014, o guia poderá propor uma espécie de GINCANA aos turistas, para o pessoal já ir ENTRANDO NO CLIMA dos jogos:

- “Ladies and Gentlemen, Nossa primeira prova será uma corrida até o ônibus. Os vencedores receberão como premio: UM LUGAR para viajarem SENTADOS”

Aí já começa a emoção, pois ANTES de chegar à porta do ônibus, os gringos terão que enfrentar um desafio: ATRAVESSAR o corredor entre os carros sem serem atropelados por um comboio de MOTOBOYS, sedentos por RETROVISORES ou o que estiver na frente. Quanta adrenalina!

Logicamente nem tudo serão flores, e alguns turistas terão que ser socorridos após essa prova. E como “ PRÊMIO DE CONSOLAÇÃO” , eles terão direito a uma visita ao S.U.S. onde poderão aproveitar o tempo na fila para uma aula de MATEMÁTICA MODERNA. Ali aprenderão que: DEZ médicos, VINTE enfermeiras e QUATRO balconistas são insuficientes para atender "5" doentes. Se nossos os pacientes estrangeiros se mostrarem CONFUSOS, aproveitaremos para uma AULA DE PORTUGUÊS. Ensinaremos o significado da palavra “FUNCIONÁRIO PÚBLICO: Uma pessoa que recebe o salário pago pelos seus impostos, mas que está muito ocupado, fazendo palavras cruzadas, para atendê-lo.”

A próxima etapa SERÁ o passeio temático: “ ZONA LESTE, nada é longe aos que crêem”. Dentro de um ônibus sem banheiro na hora do rush, os passageiros poderão experimentar momentos inesquecíveis, tendo a oportunidade única de praticar o exercício de autocontrole e despreendimento.

Para distrair o público, o guia aproveitará para expor o programa:

“- Devido a escassez de tempo, nossa visita não incluirá passeios a áreas de RISCO DE ASSALTOS. Entretanto essa vivência cultural não sofrerá prejuízos, pois nossa programação incluirá visitas a diversos PEDÁGIOS PAULISTAS, o que proporcionará idêntica sensação. “

Não esquecendo da Copa 2014, os visitantes serão convidados a descer do ônibus e levarem suas vuvuzelas:

- Preparamos uma surpresa especial para os jogos, querem VER O ESTADIO DA COPA? olhem a sua direita!

Os turistas olharão à direita e não verão NADA. NEM NA ESQUERDA, pois NÃO HAVERÁ estádio. Trata-se de uma piada para que eles possam apreciar o nosso, já famoso, senso de humor:

- Infelizmente, o presidente da CBF NÃO ACEITOU nenhum dos estádios JÁ EXISTENTES em nossa cidade, de modo que ficamos sem COPA... MAS temos um belo símbolo que lembra uma taça com as cores verde e amarelas...

Enfim, a emocionante aventura terminará e os visitantes serão conduzidos ao aeroporto pelo guia turístico, que ficará olhando emocionado para o avião que levanta vôo perguntando-se SE não haveria ali, UM LUGAR PARA SI TAMBÉM.

20 comentários:

  1. Excelente sua crítica! É importante que se encare a realidade, principalmente a nossa! Não podemos achar essas situações "exóticas", pois ela aflingem a vida do cidadão comum.
    Pegando o gancho, vc deixou postado que gostaria de conhecer a Mangueira. Não se arrependerá! É um lugar com as mazelas de um morro, ou "favela", e o que mais encanta naquele lugar, é que você olha em volta, e vê que o talento realmente não tem endereço. A Mangueira é uma comunidade valente, cheia de problemas sim, mas que ao contrário do que parece, vem lutando muito para melhorar sua vida. E não se preocupe, caso queira ir ao Palácio, não se iluda com o notíciário, porque as pessoas de lá respeitam os visitantes, pois sabem da importância da Escola de Samba para o lugar!

    Abração

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Cara...bem original o comentário que fez no meu blog, gostei mesmo...dá até para fazer um post com ele...

    Gostei do seu blog...voltarei outras vezes aqui.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. hauha mto bom, apesar de nao conhecer são paulo, admito que em BH é igual. Bela critica a vida caótica das cidades.
    abraço
    http://naosentindo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Quem fizer um tour pelas periferias do brasil pode morrer com bala perdida, se assaltado, assassinado no microondas, extorquido pela polícia, sequestrado, etc... turistas: permaneçam em Copacabana, por favor!

    ResponderExcluir
  5. “- Devido a escassez de tempo, nossa visita não incluirá passeios a áreas de RISCO DE ASSALTOS. Entretanto essa vivência cultural não sofrerá prejuízos, pois nossa programação incluirá visitas a diversos PEDÁGIOS PAULISTAS, o que proporcionará idêntica sensação. “


    não é pra rir, mas eu não resisti...

    excelente seu blog

    ResponderExcluir
  6. Um bom passeio pros gringos seria a odisséia de tentar entrar num trem rumo a Zona Leste. Trem partindo da Sé ás 18h!! Tenso.. hahahaha

    Muito bom! E aliás, no Rio de Janeiro existe uma espécie de passei desse nipe..claro que não com tantos atrativos como o que vc propos... lá eles só dão uma passada pela rocinha de carro, alguns arriscam parar e descer um tempo.. e cobram caro por isso!! hahaha

    Abraço.

    www.musicalsalad.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. mas eu já tô que num me aguento de vontade de fazer esse tour pela cidade de sampa!!!
    engraçado que tem muito turista no rio que quer conhecer a Rocinha, e até aluga barraco lá!!!
    Quando for pra Sampa vou procurar sua agência de turismo!!!

    ResponderExcluir
  8. Se falou em prova, emoções fortes e realidade o trem daqui de Salvador, no Subúrbio Ferroviário, é uma excelente pedida! Se o trem não virar, como de costume, ganha um dia com o Jayme Figura.
    Chegaria a ser cômico se não fosse tão trágico... Devo adimitir que ri, principalmente com os "motoboys sedentos por retrovisores".

    ResponderExcluir
  9. os jeeps nas favelas do rio são otima pedida para os turistas

    x]

    vc que escreveu a materia?

    ficou legal

    parabéns

    http://oarlecrim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu escrevi o texto sim, aliás todos os textos do meu blog foram escritos por mim!

    obrigado pelas visitas e pelas dicas.

    ResponderExcluir
  11. ORIGINALIDADE EM PRIMEIRO LUGAR!!! MUITO BOM MSM
    COM CERTEZA, "EMOÇÃO" AQUI É O QUE NÃO FALTA, PENA QUE INFELIZMENTE MSM QUANDO NÃO A QUEREMOS AINDA ASSIM TEMOS QUE "ENFRENTÁ-LA". APESAR DO HUMOR, É UMA SEVERA - E BEM ESCRITA - CRÍTICA à NOSSA CONDIÇÃO SOCIAL ATUAL

    BLOG TA DE PARABÉNS,VOLTAREI MAIS VEZES.

    SE PUDER ME VISITE: www.plantaocinema.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oie Iberê!

    Estou aqui retribuindo a visita e já virei seguidora!

    Amei teu texto e meu comentário serve na verdade de extensão: quem sabe lembrar do nosso querido presidente chamando a CBF e FIFA de "bando de idiotas" por estarem apavorados de nada ter sido feito! Rsrsrr

    Bjka!

    ResponderExcluir
  13. gostei do seu post, foi uma critica a essa idolatria toda que andam fazendo para 2014, bom mesmo.

    http://www.pequenosdeleites.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei o roteiro do "tour". Eu só acrescentaria uma "pequena fila" no super mercado numa sexta-feira, passando no caixa "até 15 unidades", com 16 mercadorias no carrinho, tendo atrás um idiota q faz questão de contar qtas unidades vc tem!
    Muito bom o post. Parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Essa nova proposta de turismo vai ser um "Xuxesso" hein? rsrsrs
    Além do proposto pela companhia de turismo eles poderão ser enganados a luz do dia por um típico representante da famosa malandragem brasileira nos intervalos da divertida excursão. Com certeza será um passeio inesquecível e com toda segurança irá reduzir o tédio a zero dos nossos turistas, ou seja satisfação garantida!
    A Brasil com bom humor fica muito mais dragável mesmo.. Adorei o texto e adoro a sua proposta de tratar assuntos serios com essa sacada de humor. Até quem não quer saber da nossa real situação ler com vontade.

    ResponderExcluir
  16. Fantástica crítica!
    Muito bem humorada e descontraída.

    Que venha 2014 e que venham os gringos para a Gincana mais Envergonhante de todas.

    Adorei:
    “ ZONA LESTE, nada é longe aos que crêem”

    Abs,
    seuanonimo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito da sua crítica. Mas confesso que ri demais.
    "Os vencedores receberão como premio: UM LUGAR para viajarem SENTADOS"... pura verdade.... eu enfrento isso todo dia...
    abraço...

    perplife.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. O que faz a gente achar graça é o fato de sabermos que é exatamente assim que a realidade empírica se apresenta. Não estou dizendo que gosto dela, mas simplesmente que ela existe assim.

    ResponderExcluir
  19. rsrsrs
    gostei bastante de seu blog e amei sua visita!
    Vim retribuir!!
    Ameeii seus textos, acso és jornalista?

    Estarei sempre aqui, seu blog já tá na minha lista de prediletos!

    Beijos*-*
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. hahaha dei muita risada com o seu post. tudo bem as pessoas quererem conhecer as duras realidades e não ficarem alienadas, mas realmente é um pouco demais. quando a gente viaja (eu pelo menos) gosto de me desligar mesmo, ir a lugares belos, onde me sinta bem e com paz de espírito. viajar pra ver desgraça, não é muito a minha praia. já chega ligar a televisão todos os dias.
    obrigada pelo seu comentario lá no blog, impressionante mesmo como Praga foi berço de tantos gênios das artes. Gostaria muito de conhecer Praga.
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir