segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Desafio Literário ( janeiro) Livro e Filme ESTÔMAGO



Resenha do “Livro Estômago”( IBERE) ( autores Marcos Jorge e Lusa Silvestre, Cláudia da Natividade, da série “APLAUSO”, publicado pela imprensa oficial)

“Qual a diferença entre o homem e os animais?
- O homem cozinha ! “


O livro escolhido para “ gastronomia” foi Estômago que fala de cozinha, mas não da alta cozinha francesa como a maioria dos livros que tratam do tema. Estômago trata da cozinha popular, da aquela dos botecos com paredes de azulejo que servem cerveja com frango à passarinho. Locais frequentados por pobres e intelectuais que gostam de parecer membros do povo, intelectuais como eu que gosto de passar horas de alegria em volta de uma mesa jogando conversa fora com os amigos. Bem, o livro trata de comida de gente pobre ( o que não quer dizer que seja comida ruim) e nesse contexto a relação entre gastronomia e poder. Quem cozinha? Quem manda? Como o domínio de uma técnica pode conquistar o respeito frente aqueles que não conhecem.
Essa relação de poder já aparece nos filmes europeus, nos quais a cozinha é quase um quartel, onde uma relação hierarquizada acontece entre o chef e os subordinados. Num livro de alta gastronomia essa relação é elegante, cheia de glamour. Mas numa história entre pobres essa relação pode passar do cômico ao violento, e é isso que dá agilidade a Estômago, inclusive parte da história acontece dentro de uma prisão. E a cozinha é um espaço pela luta pelo poder, tanto no botequim quanto dentro da prisão !
A história conta a trajetória de Nonato, um nordestino talentoso na culinária, mas que vai se degradando à medida que descobre como funciona a sociedade. O roteiro leva o personagem a um processo de diuição, de maneira semelhante a um estômago que digere os nutrientes até transformá-los em fezes e expeli-los do corpo, assim o sistema vai destruindo os sonhos e amores de Nonato ao longo da história.
Há duas narrativas paralelas: a de Nonato na prisão, e a que conta o que aconteceu antes do protagonista ser preso. As duas narrativas correm paralelamente em direção a um final forte e surpreendente. Na primeira narrativa, Nonato é um retirante que chega a uma cidade grande e vai limpar a cozinha de um bar onde é explorado e mantido praticamente como prisioneiro pelo dono. Durante sua estadia no bar, Nonato descobre que ter um dom para cozinhar. É através desse dom que ele atrai o amor de Iria uma prostituta, cliente do bar. A narrativa é entrecortada por cenas da futura vida de Nonato dentro da prisão, inicialmente não sabemos o motivo dele ter sido preso. Incialmente rejeitado pelos presos mais velhos, ele vai ganhando certo respeito dos colegas por dominar a técnica da cozinha.
A gastronomia é claramente ligada ao poder e ao sexo na história. É através dela que Nonato conquista o direito de dormir numa cama na prisão, e é com ela que ele conquista Iria. O prazer da comida mistura-se ao prazer do sexo em um trecho em que a namorada come uma comida feita pelo cozinheiro, enquanto faz amor com ele, leia o trecho:

“Nonato e Íria fazem sexo. Íria está de quatro na cama e Nonato a está penetrando, por trás. A cama range muito com os esforços de Nonato. Nonato segura com força o traseiro de Íria, que é grande, branco e redondo. A câmera passeia pelo flanco e pelas costas de Íria até chegar em seu rosto. Na beira da cama, Íria está... Comendo. Ela pega, com as mãos, grandes bocados de comida e coloca na boca. Ela se atrapalha um pouco, pois seu corpo é jogado para frente e para trás por Nonato, mas mesmo assim ela come com sofreguidão, lambendo os lábios.”

É Através da gastronomia que se os homens conquistam mulheres ou as se perdem no filme... é também através dela que se o sujeito se mantém vivo na prisão... É um conto de fadas, no qual o cinderelo borralheiro vai viver um sonho graças à mágica das panelas, ao sabor do Alecrim... mas é um sonho que pode se transformar num pesadelo, um jogo de poder em que se pode ser tragado pelo sistema ... as duas narrativas caminham em direção a um final dramático, sem esperanças... fechando o clico do estômago, que digere o herói no processo.

2 comentários:

  1. Olá Iberê, td bem?
    Achei sua resenha bem interessante.Primeiro por ser muito bem escrita e segundo por tratar de uma verdadeira análise do livro/filme.
    Geralmente o que vemos por aí são as histórias da alta gastronomia que deixa essa comida de boteco bem escondida e subjugada.
    E nada contra os grandes chefs, mas aquele mundo realmente é irreal. Um livro que trata muito bem a temática na qual vc se infiltrou é o "Comida: Uma História" do Felipe Fernandez-Armesto
    , que tenta aprofundar bastante na relação homem X cozinha.
    E vamos embora no desafio né?
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Baixar o Filme - Estômago - http://mcaf.ee/kjaug

    ResponderExcluir